Curiosidades
Colaboração para
Folha Online
- Escândalo em Berlim
Em 1892, integrado à vanguarda intelectual de Berlim, Edvard Munch recebeu um convite para expor na cidade. Ele aceitou a proposta e preparou uma exposição com 50 quadros para a União dos Artistas local. A reação do público foi extremamente negativa. Os visitantes ficaram tão escandalizados com o que viram que a casa foi obrigada a cancelar o evento em menos de uma semana.
- Friso da Vida
Um projeto que teve como tema o amor, desenvolveu na década de 90 e retomou no fim de sua vida. Em 1902 realizou uma exposição na "Secessão de Berlim", com 22 telas integrantes do ciclo Friso da Vida.
- O cenário de "O Grito"
Em 2005, a historiadora da arte Sue Pridaux disse ter identificado a paisagem que inspirou Edvard Munch a pintar o seu quadro mais célebre, "O Grito". Segundo a pesquisadora, a paisagem que se vê no fundo da tela seria composta pelas montanhas de Kristiania, a atual Oslo, observadas de Ekeberg, onde ficava o hospital psiquiátrico em que a irmã mais nova do artista, Laura, teria ficado internada sob o diagnóstico de esquizofrenia. Perto do local, havia também um matadouro. Segundo a historiadora, os gritos dos animais na hora da morte, combinados com o dos loucos do asilo, é o que teriam motivado Munch a pintar o quadro.
- O grito, segundo Munch
O próprio Edvard Munch deixou um pequeno texto em que fala sobre a experiência que resultou em "O Grito": ""Passeava pela estrada com dois amigos, olhando o pôr-do-sol, quando o céu de repente se tornou vermelho como sangue. Parei, recostei-me na cerca, extremamente cansado - sobre o fiorde preto azulado e a cidade estendiam-se sangue e línguas de fogo. Meus amigos foram andando e eu fiquei, tremendo de medo - podia sentir um grito infinito atravessando a paisagem".
- Pânico
O quadro "O Grito" se transformou, ao longo dos anos, em um ícone da cultura pop. No trhiller Pânico, por exemplo, que tem roteiro de Kevin Williamson e foi dirigido por Wes Craven, um assassino persegue um grupo de adolescentes. No filme original e em suas continuações, o vilão esconde sua identidade por trás de uma máscara branca, inspirada no famoso quadro de Munch.
- Quadros roubados
Em agosto de 2004, dois dos mais valiosos quadros de Edvard Munch, "Madonna" e "O Grito", foram roubados do Museu Munch, em Oslo. As duas telas, juntas, estão avaliadas em cerca de 98,6 milhões de dólares e foram localizadas dois anos depois, em agosto de 2006, em circunstâncias até hoje ainda não esclarecidas. O quadro "O Grito", do qual existem cerca de quatro versões, apresentava algumas manchas de umidade, além de fendas e buracos na tela.
Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.