Curiosidades
Colaboração para
Folha Online
- Em série
Até o século 19, reproduções das gravuras de Rembrandt eram vendidas por toda a Europa. O pintor, ainda em vida, chegou a leiloar praticamente toda a sua produção. Colecionadores de suas matrizes em cobre lucraram muito com reproduções, a partir do século 17.
- Exagerado
Talvez por pura inaptidão para as contas, Rembrandt viveu grande parte de sua vida endividado, motivo pelo qual foi à falência em 1656, aos 50 anos de idade. Depois de ter perdido a esposa e três filhos, teve ainda que vender sua enorme casa em Amsterdã, além de praticamente toda sua coleção de móveis, tapeçarias, jóias e porcelanas. Até seus auto-retratos, nunca antes postos à venda, tiveram que sair das mãos do autor.
- Inúmeros auto-retratos
Além de usar a mãe, a esposa e o filho como modelos, Rembrandt realizou um grande número de auto-retratos ao longo da vida. É interessante comparar as mudanças na feição do artista com o passar dos anos. Diferentes estados psicológicos são mostrados: o jovem bem-sucedido e inteligente, o homem imponente, o velho sereno e resignado.
- Luz pitoresca
Rembrandt, em muitos de seus quadros, faz uso de uma forte iluminação frontal, com o objetivo de fazer com que o observador preste atenção no aspecto mais importante da obra. Dessa maneira, desviava o foco para onde desejasse, muitas vezes um ponto inusitado da tela. Um exemplo: em "Retrato de Jan Six", de 1654, o modelo está calçando uma de suas luvas. Seu rosto sombrio olha calmamente para a frente, enquanto suas mãos é que estão iluminadas.
- Controvérsia
"O Juramento de Julius Civilis" (1661) foi pintado a serviço do prefeito de Amsterdã. A encomenda havia sido recusada por diversos pintores e Rembrandt, passando por enormes dificuldades, aceitou o trabalho. O resultado, porém, desagradou aos governantes e ficou menos de um ano pendurado nas paredes da imponente sede da prefeitura. O motivo: incumbido de retratar o episódio em que Julius Civilis reúne líderes batavos e os faz jurar combater os invasores romanos, Rembrandt apresentou uma tela bastante realista, onde se viam um bando de bárbaros em volta de um rei caolho. Novamente, não gostaram do estilo realista e fiel do pintor.
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